Tratamento do Ronco e Apnéia
Você sabe a diferença entre RONCO e APNÉIA?
O ronco é bastante frequente, principalmente em mulheres e homens acima de 40 anos, respectivamente 24% e 36% dessas pessoas sofrem com esta queixa.
Ele é o ruído causado pela vibração de estruturas da via respiratória durante a passagem do ar.
As principais causas para isso acontecer são: obstrução nasal (nariz congestionado); baixo tônus muscular; excesso de tecidos moles na garganta; anatomia do palato mole e úvula.

Já a apneia significa a completa obstrução do fluxo de ar para os pulmões, sendo sinônimo de parada respiratória, pode ser de duração variável e pode ocorrer centenas de vezes durante o sono. O distúrbio é comum e acomete todas as idades e ambos os sexos, independentemente do peso, embora seja mais frequente em pessoas com sobrepeso.

Geralmente quem faz apneia também ronca, porém nem todo roncador faz apneia. Para isso existe um exame chamado Polissonografia, onde é analisado a qualidade do sono. Esse exame é fundamental para analisar que tipo de tratamento o paciente necessita.

Mas enfim, quais as consequências do ronco e da apneia?
O ronco simplesmente, sem apneia, pode causar problemas no âmbito social, pois o roncador frequentemente é motivo de deboche, além de atrapalhar o sono dos que compartilham o ambiente. Além disso, essa respiração bucal noturna pode causar outros problemas como: dores de garganta frequentes, faringites e laringites; rouquidão; e redução no fluxo salivar, proporcionando mais predisposição a doenças como cárie, gengivite e câncer de boca.

Já a presença da apneia mostra que o caso é mais grave. A curto prazo já podemos perceber as repercussões, como a sonolência diurna, cansaço e sensação de uma noite mal dormida. Isso ocorre devido a fragmentação do sono e aos microdespertares que o paciente tem durante a noite. Em longo prazo a apneia está associada a pressão alta, a risco aumentado de infarto do miocárdio, acidente vascular cerebral (derrame), a acidentes de trabalho e de trânsito.

Tanto a apneia como o ronco podem ser tratados pelo cirurgião-dentista. Se você ronca, procure tratamento, mesmo que o ronco não atrapalhe a sua vida, pois você pode estar deixando de respirar diversas vezes durante a noite (apneia crônica) e isso, a longo prazo, pode sim gerar problemas sérios de saúde.


 
(51) 3340.6057
contato@odontoplanalto.com.br
Clínica OdontoPlanalto CLM 1258

Resp. Téc.: CD Leonel Pereira Mendonça de Souza
Clinico Geral - CRO/RS 2202
Especialista em Odontologia em Saúde Coletiva
Especialista em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial
© Copyright 2016 - Todos os direitos reservados
WebCool